O Serviço de Imunoalergologia promove a formação, atualização e inovação do conhecimento médico especializado e destaca-se nas seguintes vertentes formativas:
- Pré-graduada e pós-graduada especializada: importante componente formativa de internos de formação especializada em Imunoalergologia com idoneidade formativa total para os internos do serviço, assim como para estágios parcelares de internos de Imunoalergologia de outros hospitais e de internos de outros países (Espanha, Brasil, Estónia) para realização de estágios observacionais. Dá formação especializada em Imunoalergologia a internos de outras especialidades (Pneumologia, Patologia Clínica, Farmacologia Clínica, Dermatologia, ORL, Saúde Ocupacional e Medicina Geral e Familiar) e a internos de Formação Geral. Colabora ainda na formação de alunos do Mestrado Integrado em Medicina da FMUL na área disciplinar de Imunoalergologia, integrada no Bloco Médico-Cirúrgico do 5º ano, optativas de Imunoalergologia e Imunologia Clínica, bem como de alunos de Medicina ao abrigo dos estágios de Verão organizados pela Associação Nacional de Estudantes de Medicina ou de Alunos de Medicina de Faculdades de Medicina estrangeiras.
- Ordem dos Médicos: Um elemento do Serviço integra o Colégio da Especialidade de Imunoalergologia da Ordem dos Médicos (Susana Lopes da Silva)
- Sessões Clínicas de Formação e de Atualização: reuniões semanais, para apresentação e discussão de temas/casos clínicos, protocolos de atuação e projetos de investigação ou ensaios clínicos, com o objetivo de promover a discussão e partilha de conhecimentos. Reunião quinzenal para decisão de terapêuticas biológicas. Journal Club mensal. Colaboração em projetos nacionais e internacionais promovidos outras instituições, incluindo ensaios clínicos da indústria farmacêutica. Destes projetos tem resultado a publicação de vários artigos científicos em revistas da especialidade e atribuição de prémios nacionais e internacionais.
- Participação Reuniões / Congressos: o serviço participa em várias ações de formação e eventos científicos, com apresentação de diversos trabalhos, bem como palestras e conferências para abordar temas relevantes em reuniões nacionais e internacionais. Os médicos do Serviço são membros ativos da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), European Academy of Allergy and Clinical Immunology (EAACI), Sociedade Portuguesa de Imunologia (SPI), European Society for Immunodeficiencies (ESID), European Respiratory Society (ERS), Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología (SLaai), World Allergy Organization (WAO) e do Colégio da Especialidade de Imunoalergologia da Ordem dos Médicos.
O Serviço participa e organiza congressos / reuniões nacionais e internacionais dirigidas à Imunoalergologia e outras especialidades afins como Pediatria, Otorrinolaringologia, Medicina Interna, Pneumologia e Medicina Geral e Familiar.
Participa em ações de formação para os profissionais de saúde não médicos, nomeadamente enfermeiros na ULSSM e noutras Unidades Locais de Saúde no âmbito nacional. - Literacia em Saúde e Imunoalergologia: Participa em ações de informação para doentes com diversas patologias como eczema atópico, angioedema hereditário, urticaria crónica e asma brônquica. Colabora regularmente com os meios de comunicação social na informação generalista sobre diversas patologias imunoalérgicas.
App my Santa Maria

