App my Santa Maria
A história do Serviço de Imunoalergologia iniciou-se com uma Consulta de Alergia Respiratória na Clínica de Doenças Pulmonares do Hospital de Santa Maria em 1961, com o Professor Doutor Antero da Palma-Carlos.
Em 1965 foi criada a Unidade de Imunoalergologia integrada no Serviço de Propedêutica Médica (posteriormente Serviço de Medicina 3), dirigido pelo Professor Doutor Armando Ducla Soares e posteriormente pelo Professor Doutor Antero da Palma-Carlos.
O Internato da Especialidade de Imunoalergologia no Hospital de Santa Maria iniciou-se em 1987.
Em março de 2000 foi criado o Hospital de Dia de Imunoalergologia, com autonomia administrativa a partir de novembro do mesmo ano.
A partir de julho de 2003 com a departamentação dos Serviços de Medicina a Unidade de Imunoalergologia passou a fazer parte do Serviço de Medicina 2, dirigido pelo Professor Doutor Rui Victorino.
Em julho de 2006 passou a Serviço de Imunoalergologia (SIA) autónomo, dirigido pelo Professor Doutor Manuel Pereira Barbosa até 2020 e pela Dra. Elisa Pedro desde então, integrando o Departamento de Medicina.
Desde 2015, está inserido no Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), como Clínica Universitária de Imunoalergologia, sob direção inicialmente do Prof. Doutor Manuel Pereira Barbosa e desde 2020 do Prof. Doutor Manuel Branco Ferreira, responsável também pela docência, no Mestrado Integrado em Medicina da FMUL, da área disciplinar de Imunoalergologia, integrada no Bloco Médico-Cirúrgico do 5º ano e pela optativa de Imunoalergologia. Adicionalmente, os médicos do Serviço colaboram também na optativa de Imunologia Clínica.
Em 2008, o SIA-CHULN foi auditado pela UEMS (União Europeia de Médicos Especialistas) com o apoio da Direção Geral de Saúde, obtendo a acreditação Europeia, e em 2019 foi reconhecido como Center of Excellence pela World Allergy Organization (WAO), reconhecimento que foi renovado em 2022.
O SIA obteve reconhecimento em várias áreas de diferenciação específica. O Centro de Imunodeficiências Primárias do CAML, criado em 2007 sob coordenação da Prof.ª Doutora Susana Lopes da Silva, foi integrado em 2021 como membro da Rede ERN-RITA (European Reference Network – Rare Immunodeficiency, Autoinflammatory and Autoimmune Diseases), reacreditado em 2025.
Em 2010, a Unidade de Dessensibilização a Antineoplásicos, criada em 2008 sob coordenação da Prof.ª Doutora Joana Caiado, recebeu acreditação pelo Brigham and Women’s Hospital / Harvard Medical School, tendo sido reacreditada em 2023.
Em 2018, o SIA-CHULN foi certificado pela GA²LEN (Global Allergy and Asthma European Network) como Urticaria Center of Reference and Excellence (UCARE), sob coordenação da Dr.ª Célia Costa, renovado em 2022.
Em 2022, recebeu certificação pela GA²LEN como Angioedema Center of Reference and Excellence / Hereditary Angioedema International (HAEi – ACARE), sob coordenação da Dr.ª Amélia Spínola Santos.