App my Santa Maria
O Serviço de Nefrologia e Transplantação e o Centro de Formação do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte organizaram recentemente um curso de Nefro/Oncologia, evento que contou com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e que teve uma grande procura por parte de médicos internos e especialistas, superior às 60 vagas disponibilizadas.
“Este curso demonstra uma comunhão de várias especialidades, numa conjugação de interesses muito presente nesta área da Nefro-Oncologia”, destacou o diretor do Serviço de Nefrologia do CHULN durante a sessão de abertura do curso, no dia 15 de Julho, que contou também com a presença do Diretor Clínico do Centro Hospitalar, Rui Tato Marinho.
José António Lopes sublinhou ainda a mais-valia da integração do CHULN num grande centro académico de Medicina, onde a atividade assistencial, o ensino e a investigação se interligam.
No enquadramento da formação, os organizadores lembram que se assiste atualmente “a um aumento significativo da incidência e prevalência de neoplasias sólidas e hematológicas, com disponibilidade de um arsenal terapêutico cada vez mais diversificado”.
É por isso cada vez mais evidente a necessidade de especializar os cuidados prestados a estes doentes no que concerne à doença renal, num trabalho multidisciplinar, que além da Nefrologia e da Oncologia, envolve também especialidades como a Hematologia, a Radioterapia, a Medicina Interna, a Medicina Intensiva e os Cuidados Paliativos.