Fisioterapeutas do Serviço de Medicina Física e Reabilitação e da Unidade de Reabilitação Respiratória do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte dinamizaram neste dia 8 de Setembro, Dia Mundial da Fisioterapia, atividades de promoção e manutenção de um estilo de vida saudável, que juntamente com uma exposição de pósteres no Hospital de Santa Maria assinalaram a efeméride que valoriza o importante papel destes profissionais.
Este ano, o foco do Dia Mundial da Fisioterapia é a Artrite, patologia autoimune inflamatória e crónica caracterizada pela inflamação articular causando destruição do tecido articular e peri articular. Indivíduos com Artrite referem a dor articular e dificuldade em movimentar-se, com impacto na capacidade funcional.
A atividade física e o exercício são fundamentais para o controlo de todas as formas de artrite inflamatória e oferecem inúmeros benefícios para a saúde.
Para além das consequências geralmente conhecidas, a Artrite pode afetar o sistema respiratório pela inflamação pleural e alterações estruturais nas pequenas e grandes vias aéreas, parênquima e vasos pulmonares.
O Dia Mundial da Fisioterapia comemora-se todos os anos no dia 8 de setembro. É uma data em que se reconhece o trabalho do Fisioterapeuta junto dos seus utentes e comunidades.
O Fisioterapeuta é o profissional de saúde que integrado numa equipa multidisciplinar é responsável por orientar o exercício adequado, a sua intensidade, criando objetivos de forma a dosear adequadamente a atividade física para esta condição. A Fisioterapia tem um papel fundamental no tratamento, prevenção e melhoria dos sintomas e funcionalidade.