App my Santa Maria
Em 2009, o dia 17 de novembro tornou-se o Dia de Sensibilização para a Prematuridade. A razão para a escolha desse dia foi porque essa data tinha um significado muito especial para um dos fundadores da EFCNI (European Foundation for the Care of Newborn Infants): o dia 17 de novembro de 2008 foi o dia em ele foi pai de uma filha saudável, após terem falecido os seus trigémeos prematuros.
A imagem que representa o Dia Mundial da Prematuridade –10 meias, sendo uma delas roxa – diz-nos que 1 bebé (meia roxa) em cada 10 bebés que nascem, é prematuro. As meias foram escolhidas porque os prematuros necessitam de manter os pés quentinhos e o roxo significa sensibilidade e excecionalidade. Em Portugal, cerca de 8% dos bebés nascem prematuros.
Diz-se que um parto é prematuro quando ocorre antes das 37 semanas completas de idade gestacional.
Reconhecendo o bebé prematuro como um ser singular que necessita de intervenções promotoras do seu desenvolvimento, a Unidade de Neonatologia adota a filosofia dos Cuidados Centrados no bebé e sua família, que incluem o cuidado canguru, a amamentação, o banho enrolado, o toque positivo, entre outros cuidados.
