App my Santa Maria
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria reafirma o seu compromisso com a investigação e a inovação ao serviço dos seus utentes na luta contra o cancro. Só no ano de 2023, o Centro de Investigação Clínica (CIC) do Centro Académico de Medicina de Lisboa, localizado no Hospital de Santa Maria, registou 85 ensaios ativos na área da Oncologia: 70 do Serviço de Oncologia Médica da ULS Santa Maria e 15 ligados ao Serviço de Hematologia.
Só na área do cancro da mama, o CIC teve mais de 30 ensaios clínicos ativos durante o ano passado. Destaque ainda para os ensaios para doenças da cabeça e pescoço, contra o cancro genitourinário, de pele ou digestivo, num total de uma dezena de áreas ligadas à Oncologia Médica e de centenas de doentes com acesso a terapias inovadoras. Neste dia 4 de Fevereiro assinala-se o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, sob o lema ‘Cuidados mais justos’.
Para Luís Costa, diretor do Departamento de Oncologia da ULS Santa Maria e coordenador do CIC, estes dados demonstram uma grande vontade do seu serviço em fazer aproximar a ciência do doente com cancro. “Queremos contribuir para a evolução da Medicina mas, sobretudo, para o bem-estar dos doentes que nos são confiados”.
O cancro é a segunda principal causa de mortalidade nos países da União Europeia, após as doenças cardiovasculares. Todos os anos, 2,6 milhões de pessoas são diagnosticadas com cancro e mais 1,2 milhões de pessoas morrem devido à doença.
Em Portugal, as estimativas apontam para cerca de 60 mil novos casos de cancro registados todos os anos, doenças responsáveis por cerca de 28 mil mortes anuais no nosso país.