App my Santa Maria
Em primeiro plano: Carlos das Neves Martins, presidente ds ULSSM Em segundo plano: João Eurico da Fonseca, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; Rui Tato Marinho, Diretor Clínico para os Cuidados Hospitalares; Carla Ribeiro, Enfermeira Diretora; MIguel Carpinteiro e Francisco Matoso, vogais do Conselho de Administração; Eunice Carrapiço, Diretora Clínica Cuidados de Saúde Primários ULSSM
Foi bonita a festa, pelos 19 profissionais que receberam medalhas por 25 anos de dedicação ao Hospital Pulido Valente (HPV) e outros tantos homenageados pelo apoio que dão aos utentes e colegas. Foi bonita porque mais uma vez se mostrou que o Pulido Valente tem um presente importante e um futuro de muitos projetos, elencados pelo presidente da ULSSM, Carlos das Neves Martins. Foi bonita porque reuniu mais uma vez a família HPV, naquele ambiente moldado pelos valores de fazer sempre tudo pelos doentes, como recordou, emocionada, Carla Ribeiro, a Enfermeira Diretora da ULS Santa Maria, que ali teve a sua escola profissional. Foi assim a festa do 49° aniversário do Hospital Pulido Valente, que se realizou nesta semana: bonita.

Com mais de um século de história de dedicação aos lisboetas, o Hospital Pulido Valente continua a honrar o projeto inicial, fundado em 1910 e renomeado em Maio de 1975 para homenagear o eminente médico e professor Francisco Pulido Valente. Desde 2014, passou a ter novas valências, algumas únicas no então Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, como foi o caso da Pedopsiquiatra, renovando-se e fazendo parte integrante da inovação na saúde. Com projetos únicos a nível nacional, integrou duas Unidades de Saúde Familiar, uma Unidade de Cuidados de Saúde da Santa Casa e a Central de Esterilização Central do SUCH.
O ano de 2024 vai ser de mais novidades no HPV, com a abertura da consulta de Oncologia ou das tão ambicionadas novas instalações do Serviço de Genética, no ano do seu 25º aniversário. “Mas teremos também novos investimentos, como a Unidade de Psiquiatria Integrada para Adolescentes e a ampliação da Cirurgia de Ambulatório, a ampliação do hospital de dia de Medicina interna, a reabertura do Edifício Ramiro Ávila, com área de formação, e a Unidade de Internamento de Paliativos”, enumerou Carlos das Neves Martins na cerimónia desta semana, onde lembrou ainda o projeto de criação de um Centro de Diagnóstico e Terapêutica para resposta regional na área dos exames.
No final da sua intervenção, o presidente da ULSSM deixou ainda duas notícias aos profissionais do HPV: em 2025, os 50 anos do Hospital Pulido Valente serão comemorados ao longo de três meses, com um programa especial, que contará também com medalhas a serem entregues à presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Pulido Valente, Maria Jorge Rocha, e aos voluntários que lidera; e a homenagem a figuras marcantes do hospital e do SNS, que darão nome a espaços do HPV.
Coube à tuna feminina do Instituto Superior Técnico encerrar a cerimónia, com uma atuação que enquadrou o habitual corte do bolo de aniversário. Foi, como sempre, bonita a festa.