App my Santa Maria
Mas de 3 mil utentes da ULS Santa Maria já beneficiam do acesso a medicação em proximidade, um modelo inovador do Serviço de Gestão Técnico-Farmacêutico da ULSSM que evita deslocações desnecessárias ao hospital e promove uma maior adesão aos tratamentos.
Ao abrigo do chamado Programa de Acesso ao Medicamento Hospitalar (PAM-H), foram contabilizadas no último ano 14.000 dispensas de medicamentos em proximidade à área de residência dos doentes, “uma medida que reforça a estratégia da ULSSM em descentralizar cuidados e colocar o utente no centro do sistema, reforçando o conforto e a adesão terapêutica dos doentes acompanhados na ULSSM”, reforça o Diretor do Serviço, João Paulo Cruz.
No total da instituição, a ULSSM geriu em 2025 a entrada de 25 milhões de unidades de medicamentos, o que corresponde a uma média diária de 68 mil unidades. Em termos financeiros, o investimento em medicamentos atingiu os 307,9 milhões de euros (cerca de 843,6 mil euros por dia), refletindo o esforço da instituição em garantir as terapias mais avançadas aos seus doentes.
Consultas farmacêuticas e inovação
Para além da logística, o foco no acompanhamento clínico é demonstrado através das 356 consultas farmacêuticas realizadas. A segurança do doente é outra prioridade absoluta, com o registo de 36 notificações de farmacovigilância e a realização de 317 análises de controlo de qualidade a medicamentos e matérias-primas.
Destaque ainda para o papel fundamental que o Serviço assume no campo da investigação, no apoio aos mais de 300 ensaios clínicos ativos em Santa Maria, consolidando o Centro Académico de Medicina de Lisboa como um polo de excelência científica.