App my Santa Maria
Realizou-se no passado dia 28 de março a nona sessão dos Encontros com os TSDT, a cargo dos TSDT de Anatomia Patológica otécnicodeanatomiapatológicafazadiferença
O Técnico Superior Diretor, Fernando Ribeiro, deu as boas-vindas a todos os presentes e sublinhou a importância destes Encontros enquanto momentos de partilha, de aprendizagem e de reencontro.
A sessão foi apresentada pelo TSDT Coordenador Luís Martins e pelas Colegas Sílvia Lopes, Carla Firmo e Marisa Sá.
Num primeiro momento foi feita a apresentação da área de Anatomia Patológica e das Unidades onde estes profissionais desenvolvem a sua atividade de diagnóstico, elencando os três Laboratórios do Serviço de Anatomia Patológica (SAP); o Laboratório de Histopatologia Cutânea (LHC) do Serviço de Dermatologia e o Laboratório de Neuropatologia (LN) do Serviço de Neurologia e identificando os tipos de exames que se realizam em cada um. Seguiu-se a apresentação sobre «O papel do TSDT de Anatomia Patológica na Biópsia do Gânglio Sentinela no Cancro da Mama».
O SAP intervém no diagnóstico histológico e citológico de diferentes lesões, em peças com diferentes proveniências, nomeadamente de doentes internados e utentes/doentes em ambulatório, de diversos Serviços e de Unidades de ambulatório.
O LHC responde ao diagnóstico histológico de peças recolhidas no Internamento e Consulta de Dermatologia e Internamentos e Consultas de outros Serviços.
O Laboratório de Neuropatologia, enquanto Centro de Referência para as doenças neuromusculares da região sul, intervém no diagnóstico histológico de lesões do sistema nervoso central e periférico, provenientes da Unidade de Neurocirurgia, de Unidades Saúde Pública e Unidades Particulares.
O SAP tem dado particular destaque ao protocolo instituído, sobre a análise extemporânea do estudo programado do Gânglio Sentinela nas cirurgias do Cancro da Mama e a sua importância para o diagnóstico precoce e intervenção atempada.
O TSDT de Anatomia Patológica desenvolve, ainda, atividade de gestão da qualidade, atividade de ensino e investigação nas diferentes áreas.
O Senhor Diretor Clínico, Rui Tato Marinho, honrou com a sua presença este encontro e, numa breve intervenção, elogiou a equipa pela apresentação e enalteceu a importância desta iniciativa do Conselho Técnico.