App my Santa Maria
Os Serviços de Imunoalergologia e de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte (CHULN) associam-se às organizações internacionais como a Global Initiative for Asthma (GINA) da Organização Mundial de Saúde, na celebração do Dia Mundial da Asma, este ano sob o mote “Asthma Care for All / Cuidados de Asma para Todos”.
A Asma é uma das doenças crónicas mais frequentes no mundo. Estima-se que cerca de 300 milhões de pessoas sofram de Asma. O número de dias perdidos, em que a doença interfere com atividade laboral, lúdica ou escolar, é equivalente ao atribuído à diabetes, com custos diretos e indiretos elevados. Em Portugal, a prevalência de Asma é de cerca de 6,8% (10% abaixo dos 14 anos de idade), o que se traduz por > 700.000 mil doentes asmáticos. Apenas 57% dos asmáticos têm a sua doença controlada.
A Asma não tem cura, mas pode e deve ser tratada e controlada. O tratamento tem por objetivos o controlo dos sintomas de forma a manter as atividades do dia-a-dia e a diminuição do risco futuro: diminuição do número de crises, manutenção da função pulmonar, desenvolvimento pulmonar normal e diminuição dos efeitos secundários da terapêutica.
Hoje sabemos que as “Asmas” não são todas iguais, quer no que se refere às suas características, quer no que se relaciona com a própria gravidade. A boa notícia é a de que o asmático pode e deve ser tratado de uma forma individualizada, proporcionando-lhe uma vida “normal”, em tudo semelhante à daqueles que não têm esta doença.
Para que isto aconteça é essencial continuarmos a divulgar e difundir informação sobre Asma de modo a que a doença venha a ser identificada e compreendida pelos doentes e seus cuidadores a fim de procurarem ajuda e aceder ao melhor tratamento, no local certo e no momento certo.
Todos os Asmáticos devem ter acessibilidade garantida à medicação indicada para o seu caso e, nos casos mais complicados, a consultas especializadas de Imunoalergologia e Pneumologia, como as que disponibilizamos no CHULN.