App my Santa Maria
Emília Fradique, Enfermeira Especialista do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), foi nomeada para integrar o Grupo Técnico de Apoio ao Coordenador Regional dos Cuidados Paliativos. Profissional do Hospital de Santa Maria/CHULN há 34 anos, Emília Fradique tem uma vasta experiência em cuidados paliativos, área que integra no CHULN desde 2006. Atualmente, exerce funções como coordenadora de Enfermagem da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos – EIHCPPed, na consulta externa de Pediatria do CHULN.
Professora convidada na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde concluiu o mestrado em Cuidados Paliativos em 2010, e também presidente da Associação de Enfermagem de Cuidados Continuados e Cuidados Paliativos, Emília Fradique vai agora apoiar a coordenação regional de Lisboa, sob orientação da Direção Executiva do SNS, na avaliação das necessidades nesta área, “auscultando os profissionais e adequando medidas e recursos à realidade”, explica a Enfermeira do CHULN. “E há ainda muito a fazer ao nível de hospitais e na comunidade. Temos necessidade de mais equipas na comunidade, assistir os doentes no domícilio, aumentando também o número de camas de internamento”.
Depois de dez anos na área dos paliativos de adultos, Emília Fradique dedicou-se em 2016 à criação da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos do CHULN, unidade que entrou em funcionamento dois anos depois. “Santa Maria – CHULN foi dos primeiros hospitais a ter equipas intrahospitalares de adultos e pediátricos”, sublinha Emília Fradique.
Além da atividade assistencial, a equipa pediátrica tem um papel de formação, ao receber estágios, e de investigação, já com publicação em revistas científicas. “É um trabalho de equipa, em que, atualmente sou a única enfermeira, mas é composta também por médicos, assistente social, psicóloga, terapeuta da fala, e outros, sem esquecer o papel muito importante da farmacêutica pediátrica”, conclui.