App my Santa Maria
As doenças da tiroide são frequentes e, por isso mesmo, a comunicação entre doentes e médicos sobre intervenções médicas desnecessárias é muito importante. O uso excessivo de testes e intervenções médicas são um problema a nível global que delapidam recursos escassos e têm uma relação risco-benefício desfavorável.
A iniciativa Choosing Wisely surgiu nos EUA em 2012 através do American Board of Internal Medicine. Difundiu-se depois a vários países. Portugal aderiu também ao programa Choosing Wisely Portugal – Escolhas Criteriosas em Saúde que tem como principal objetivo promover escolhas em Saúde baseadas na melhor evidência científica disponível.
No Dia Internacional da Tiroide, lembramos algumas das principais recomendações nacionais e internacionais:
Ainda, com o objetivo de mantermos uma colaboração mais próxima com os nossos colegas que nos referenciam doentes, uma especialista (Dr.ª Maria Inês Alexandre) e quatro dos internos do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do CHULN estiveram na USF Valflores – ACES Loures/Odivelas, para apresentar linhas gerais de orientação/referenciação relativamente a condições de patologia tiroideia: 1) Hipotiroidismo (Dr.ª Carolina Peixe); 2) Hipertiroidismo (Dr. José Vicente Rocha); 3) Nódulos tiroideus (Dr.ª Mariana de Griné); 4) Doença tiroideia na grávida (Dr.ª Marta Lopes).