App my Santa Maria
Após 43 anos de grande dedicação ao Hospital de Santa Maria e ao Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, a Enfermeira Gestora Ortélia Dias deixou no dia 29 de Junho, por aposentação, a casa profissional que será sempre sua e inicia agora uma nova fase da sua vida.
Enfermeira no Hospital de Santa Maria desde 1980, Ortélia Dias passou por vários serviços, incluindo a Direção de Enfermagem, como Enfermeira Adjunta, e inaugurou em 2008 os Hospitais de Dia (IAREM).
Com a sua forma de estar em defesa do doente e das famílias, contribuiu para a formação de várias gerações de enfermeiros na área da humanização dos cuidados de saúde. Os colegas e profissionais que dirigiu recordam o seu entusiasmo e empenho pelos registos de Enfermagem. “Também a Enfermeira Ortélia, como Enfermeira Gestora de vários serviços, registou muitos momentos de partilha, de amizade, alegria, de permuta de saberes e até de despedidas, com o seu diário de memórias fotográficas”. Um diário, sublinham as equipas de Enfermagem, “que retrata toda uma vivência profissional com entusiasmo, alegria, saber estar, saber ser e saber fazer com todas as equipas multi-profissionais do CHULN”.
A sua grande apetência para gerir e desenvolver equipas estimulou o trabalho em equipa multidisciplinar e o desenvolvimento científico das práticas seguras e alinhadas com o estado da arte.
À Enfermeira Ortélia Dias, profissional de Valores e Princípios, a Direção de Enfermagem e todo o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte expressam uma profunda gratidão e público reconhecimento pelo profissionalismo, disponibilidade e qualidade no exercício da profissão e todos os contributos que deu à nossa Instituição.
Sinceros votos das maiores felicidades nesta nova etapa da sua vida e o nosso muito obrigado!