App my Santa Maria
O Centro de Referência de ECMO do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte marcou forte presença no Curso de Fisiologia de Voo e Segurança em Heliportos do INEM, realizado no dia 5 de Dezembro, em Évora, onde o CHULN esteve representado com uma dezena de profissionais.
No contexto da colaboração permanente entre o Serviço de Medicina Intensiva do CHULN e o Serviço de Helicópteros de Emergência Médica do INEM, foram selecionados um conjunto de 10 profissionais para a realização do Curso base do INEM para todos os seus operacionais que tripulam os Helicópteros de Emergência Médica em Portugal.
A equipa do CHULN foi composta por três Médicos e três Enfermeiros do Serviço de Medicina Intensiva, uma Médica Intensivista Pediátrica e uma Enfermeira da Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos e dois Perfusionistas do Centro de ECMO.
O Serviço de Medicina Intensiva foi responsável pela implementação, em 2010-2011, do Programa de ECMO do CHULN, desenvolvido em torno de três eixos fundamentais (ECMO VV, ECMO VA e ECMO neonatal/pediátrico). O programa de ECMO tem vindo a adquirir dimensão crescente, com expressão missionária em eixos de atuação adicionais.
Atualmente, para além do ECMO neonatal/pediátrico, ECMO VV (venovenoso para suporte respiratório) e ECMO VA (venoarterial para suporte cardiocirculatório e respiratório), têm-se vindo a desenvolver outras áreas de potencial intervenção, nomeadamente a remoção de CO2 extracorporal (ECCO2R) e a E-CPR (reanimação cardiorrespiratória por circulação extracorporal).
A formação e atualização científica permanente dos profissionais, a atuação dependente de protocolo, têm permitido obter resultados equiparáveis aos de centros de referência internacionais.
Tendo em consideração a excelente relação desenvolvida com o INEM, nomeadamente no transporte do doente crítico com atuação das Rescue Team do CHULN, a presente participação vai no sentido de intensificar as atuações protocoladas, de forma a aperfeiçoar o desempenho conjunto.