App my Santa Maria
Um hospital dinâmico, com unidades de excelência no presente e projetos estruturais para o futuro da Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM). Este é resumo da visita que o Conselho de Administração da ULSSM realizou nesta semana ao Hospital de Pulido Valente (HPV), onde o seu presidente reforçou a aposta em dois pólos estratégicos: na área dos exames de diagnóstico e das consultas de ambulatório.
No final da visita que teve lugar no dia 6 de Março, Carlos das Neves Martins anunciou que mantém a intenção de avançar com o Centro Integrado de Diagnóstico e Terapêutica no parque de saúde Pulido Valente. “Um projeto que mantém toda a atualidade, concentrando respostas transversais aos utentes da cidade de Lisboa num único espaço, em proximidade e com eficiência”, reforçou o Presidente do Conselho de Administração.
A criação de um grande centro de ambulatório é outra das apostas para o Hospital Pulido Valente, uma unidade não apenas para potenciar a resposta em consultas de especialidades hospitalares, mas também para dar médicos de família a mais utentes da ULS Santa Maria, em particular da freguesia do Lumiar. “Esse é o desafio que lançamos à Direção Clínica da Área dos Cuidados de Saúde Primários”, anunciou Carlos das Neves Martins, “o de criarmos duas Unidades de Saúde Familiares no centro de ambulatório do Pulido Valente, alargando a nossa resposta nos cuidados de saúde primários”.
Um dos serviços a beneficiar desta aposta no Centro de Ambulatório do HPV é a Pedopsiquiatria, especialidade já com grande implantação no Pulido Valente, onde a sua diretora, Teresa Goldshcmidt, sublinha que encontrou um espaço para o crescimento da atividade das suas equipas.
A somar ao crescimento da resposta em consulta a jovens e adolescentes, a área da Pedopsiquiatria da ULSSM vai ser reforçada muito em breve com a entrada em funcionamento da Unidade de Psiquiatria Integrada para Adolescentes (UPIA), projeto estrutural para toda a região de Lisboa na área da saúde mental. A UPIA, que resulta de uma parceria entre o Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental e o Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência da ULSSM, conjugará num modelo inovador uma capacidade para 12 camas de internamento e um Hospital de Dia, já em funcionamento.
Além da UPIA, o Conselho de Administração teve ainda oportunidade de contactar com os profissionais de serviços diferenciados no HPV, como a Unidade de Cirurgia de Ambulatório, a primeira do seu género a nível nacional a ser certificada com o nível Ótimo pela Direção Geral da Saúde; do Serviço de Cirurgia Torácica, um dos maiores do país nesta área, onde continua a ter um papel destacado na formação de novos especialistas; ou o polo do Serviço de Cardiologia, com a Unidade Mais Sentido, Hospital de Dia de Cuidados Paliativos de Insuficiência Cardíaca Avançada.