App my Santa Maria
O Projeto Desenrosca, que a Unidade Local de Saúde de Santa Maria integra, já permitiu em apenas 9 meses realizar rastreios colorretais a mais de dois mil utentes sem médico de família.
Inicialmente desenhado e implementado pela Unidade de Saúde Pública Moinhos, em parceria com a Equipa Regional de Rastreios da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, o Projeto Desnrosca nasceu em 2023, no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários do antigo Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul. Em 2024, foi adaptado para continuar a operar nos Cuidados de Saúde Primários das Unidades Locais de Saúde de Santa Maria e do Oeste.
O projeto, carinhosamente apelidado de Desenrosca devido à imagem simbólica da abertura do kit de rastreio, visa o rastreio do cancro colorretal entre os utentes sem médico de família atribuído. Até agora, mais de 50 profissionais, incluindo médicos internos e especialistas de Medicina Geral e Familiar e Saúde Pública, enfermeiros e assistentes técnicos, têm participado neste esforço coletivo de oferecer o rastreio à nossa comunidade.
Resultados: Desde setembro de 2023, a equipa do Desenrosca realizou mais de 3000 convites, tendo aceitado participar no rastreio mais de 2091 utentes.
As equipas do projeto destacam o papel fundamental das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados de Mafra, da Unidade de Saúde Pública da ULS de Santa Maria e da Direção Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, que têm sido pilares da implementação e sucesso deste projeto. Um agradecimento particular aos médicos internos de Medicina Geral e Familiar, Saúde Pública e Formação Geral, aos enfermeiros, aos assistentes técnicos e à equipa de vigilância pela entrega e apoio prestados.
Sempre com o lema “Desenrosca: um gesto simples com grande impacto na saúde”!