App my Santa Maria
A Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos da ULS Santa Maria convidou todas as equipas do Departamento de Pediatria da ULSSM a juntarem-se à iniciativa que assinala o Dia Internacional de consciencialização para os Cuidados Paliativos Pediátricos, que se comemora na semana dos Cuidados Paliativos, na sexta-feira, 11 de outubro de 2024.
A segunda sexta-feira de outubro é um dia para promover a consciencialização internacional sobre a necessidade de cuidados paliativos pediátricos e o trabalho dos serviços de Cuidados Paliativos Pediátricos em todo o mundo. Este ano, as equipas refletem sobre os marcos alcançados nos 10 anos desde que a Assembleia Mundial da Saúde aprovou uma resolução sobre cuidados paliativos, convocando todos os países a “fortalecer os cuidados paliativos como um componente do cuidado abrangente ao longo do curso da vida” das nossas crianças e jovens e das suas famílias. Sabendo da existência de lacunas no desenvolvimento dos Cuidados Paliativos Pediátricos, a campanha #HatsOn4CPC, do ICPCN dá ênfase à necessidade de continuarmos a sensibilizar os profissionais e toda a população para a realidade das crianças e jovens com necessidades paliativas e seus familiares, em todo o mundo.
Nestes incluem-se os Cuidados Paliativos Peri e Neonatais (CPPN) que emergem como uma resposta fundamental às necessidades de fetos e recém-nascidos com condições potencialmente fatais e/ou limitantes de vida. Compreendendo a gravidade e a complexidade das situações que envolvem estes recém-nascidos, os CPPN oferecem uma abordagem holística abrangendo o controlo sintomático, o apoio emocional e espiritual, e centrada nas famílias que enfrentam decisões desafiadoras durante a gestação e/ou após o nascimento. A abordagem paliativa nestes contextos deve estar presente desde o diagnóstico, evolução da doença, fim de vida, após a morte e durante o luto.
Esta abordagem holística e interdisciplinar constrói-se com todos os profissionais dedicados, que procuram garantir uma resposta de qualidade e integrada de cuidados de saúde adaptada às necessidades das crianças e jovens da nossa ULS Santa Maria. É de se pôr o chapéu por esta causa!! Muito obrigada a todos os profissionais do Departamento de Pediatria.