App my Santa Maria
A Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM) inaugurou nesta sexta-feira, 10 de Janeiro, a nova Unidade Psiquiátrica Integrada para Adolescentes (UPIA) Daniel Sampaio, no Hospital Pulido Valente. Com uma área total de 654 m², e com respostas integradas de consulta externa, hospital de dia e 11 camas de internamento, a UPIA resulta de um investimento total de cerca de 1,1 milhões de euros, no Âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

“A Unidade Psiquiátrica Integrada para Adolescentes Daniel Sampaio constitui um marco importante na ampliação do atendimento especializado em Saúde Mental na Região de Lisboa, reforçando o compromisso com a resposta aos utentes mais jovens nesta área prioritária para a ULS Santa Maria e para o SNS”, destaca o Presidente do Conselho de Administração da ULSSM, Carlos das Neves Martins. A cerimónia de inauguração da UPIA contou com a presença da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que reforçou a aposta nesta área estratégica.

A nova Unidade integra três valências – a Consulta Externa, o Hospital de Dia e a Unidade de Internamento, com áreas partilhadas – e materializa um sonho de gerações de profissionais desta área, com destaque para o antigo Diretor do Serviço de Psiquiatria de Santa Maria, que agora dá o nome à UPIA. Daniel Sampaio defendeu mesmo que este é um modelo que deve ser replicado por todo o país.
Os mais de 500 m² da Unidade Internamento (UI) priorizam espaços comuns e terapêuticos. O internamento conta com 11 camas, distribuídas em 4 quartos. O Hospital de Dia, com 111 m², conta com 3 gabinetes de consulta, um dos quais partilhado com a UI, uma sala para terapias de grupo e espaço adequado para atividades familiares.

A UPIA apresenta uma proposta inovadora, pela integração funcional do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, dirigido por Luís Câmara Pestana, e do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência, liderado por Teresa Goldschmidt. “Irá proporcionar aos profissionais uma área comum que potencia sinergias entre os diferentes saberes e promove a coesão da equipa”, sublinha a co-coordenadora da Unidade, Nazaré Santos.
A Unidade contará com uma equipa multidisciplinar, que inclui Psiquiatras, Psiquiatras da Infância e da Adolescência, Enfermeiros, Psicólogos, Assistente Social, Psicomotricista, Terapeuta Ocupacional, Musicoterapeuta, Nutricionista, Técnicos Auxiliares de Saúde e Assistentes Técnicos.
