App my Santa Maria
O Serviço de Medicina Interna da Unidade Local de Saúde de Santa Maria organiza as suas primeiras jornadas de 10 a 12 de Abril, no Edifício Egas Moniz, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa . Uma reunião que pretende “não só fazer a súmula do que se aprendeu e de toda a nova ciência que vai havendo ao longo do ano, como também transmitir a todos os colegas externos muito do know-how que há num dos maiores serviços do país”, sublinha o seu diretor e presidente das Jornadas, António Martins Baptista.
Além de se dirigir aos internos e especialistas de Medicina Interna, o programa das Jornadas de Medicina Interna da ULS Santa Maria, evento que passará a ser anual, foi construído a pensar em toda a comunidade científica, incluindo os profissionais dos Cuidados de Saúde Primários, por onde passam projetos estratégicos do serviço.
Na sequência da integração de hospitais e centros de saúde na mesma organização, António Martins Baptista destaca, em entrevista à Just News, haver “um mundo de novidades a serem preparadas neste momento”, adiantando que uma delas se prende “com a programação de um Hospital de Dia de Medicina Interna, que permita uma ligação direta entre os doentes dos Cuidados de Saúde Primários e o hospital, sem necessidade de passarem pela Urgência”. O diretor do serviço da ULSSM reconhece a necessidade de existir “uma estrutura de seguimento da doença crónica onde o doente possa ser recebido, tratado e compensado, regressando à comunidade, a maioria das vezes sem necessidade de internamento, num diálogo constante entre cuidados de saúde primários e hospitalares”.
António Martins Baptista dirige o Serviço de Medicina Interna da ULSSM desde 2023, ano em que foi reorganizado e unificado. O serviço totaliza no seu conjunto mais de 250 camas, divididas entre o Hospital de Santa Maria e o Hospital Pulido Valente.
Consulte o programa e inscrições.
Leia aqui a notícia da Just News sobre as jornadas de Medicina Interna da ULSSM.